O briefing faz parte do processo criativo e é o primeiro passo para começar um novo projeto. Ele é a etapa mais relevante e se não for bem feito (ou bem entendido), pode causar muito ruído, atrapalhando o andamento do trabalho e, consequentemente, os resultados do seu projeto de merchandising.
O conteúdo do briefing é composto por varias informações, desde os detalhes das marcas e produtos a serem promovidos no ponto de venda até o perfil do shopper, objetivos, prazos e outros dados. É um documento que definirá o escopo do projeto e também servirá como um material de consulta, que deve ser disponibilizado para toda a equipe envolvida no projeto. Quanto mais detalhado for o seu briefing, maiores serão as chances do seu projeto de merchandising ser um sucesso!
Por isso, reunimos neste post as principais etapas e o roteiro para estruturar um briefing completo. Vamos lá?
1. Objetivos e metas
Definir os objetivos e metas é fundamental para saber o que se deseja alcançar com o projeto de merchandising. Aumentar o sell out de determinado produto? Reposicionar a marca? Fazer branding? Lançar um novo produto no mercado? Qualquer que seja o seu objetivo para a exposição do produto deixe isso bem claro na etapa do briefing.
2. Histórico da marca/produto
Explique tudo a respeito da marca, a categoria de produtos e seus esforços de branding. Fale também da comunicação e conceito visual da campanha (caso exista), assim como a identidade visual da marca. Nesse ponto também é importante destacar a missão e os diferenciais da marca.
3. Informações sobre shopper
É muito importante conhecer e entender o shopper, afinal todos os esforços são dedicados para atrair sua atenção e melhorar sua experiência de compra no ponto de venda. Como ele se comporta em cada um dos canais, qual a classe social, sexo, faixa etária, hábitos de compra, necessidades etc.
4. Concorrência
É importante saber quem são os concorrentes da marca, como eles trabalham, como divulgam suas marcas no ponto de venda e os cases de sucesso. Toda informação é útil e conhecer os concorrentes agrega informações relevantes para o projeto.
5. Especificações do canal
Como são os canais onde a peça será exposta? Quais os locais destinados aos materiais de merchandising? (ex: ponto extra, ponto natural, cross merchandising etc). Faça esse estudo e indique as principais características e particularidades de cada canal.
6. Especificações do material de merchandising
Essa etapa é uma das mais importantes do briefing, por isso, deve ser bem detalhada.
Abaixo elencamos alguns dos principais pontos a serem verificados:
• Qual categoria de produto será exposta?
• Qual a quantidade de produtos por material? (planograma)
• Quanto tempo o material ficará no ponto de venda? (durabilidade)
• Será um material permanente, semi-permanente ou temporário?
• Qual o tipo de peça que será produzida (display de chão, display de balcão, ponta de gôndola etc.)?
• Existe preferência de matéria-prima a ser utilizada?
• Já existe um layout ou será desenvolvido do zero?
• Se for uma peça já existente, quais seriam as adaptações de engenharia necessárias?
7. Quantidade/volume do material de merchandising
Informe a quantidade de produção desejada para cada material de merchandising. Lembre-se que o prazo de produção depende do volume estimado.
8. Budget ou Preço target
Qual a verba programada para realização desse projeto? Qual o preço target para cada material de merchandising a ser desenvolvido? Delimite o valor disponível e negocie com seu fornecedor de confiança.
9. Prazo de produção e cronograma de entrega
Obviamente, alguns projetos precisam de mais tempo para ser concluídos – e para apresentar resultados satisfatórios – que outros. É preciso entender se o prazo estipulado vai de encontro ao que é necessário para a entrega perfeita do projeto e as etapas a serem cumpridas até a data final dessa entrega.
10. O que não se pode fazer?
Assim como entender seus desejos e expectativas, saber o que você não quer também é importante para ter um resultado ainda mais assertivo e alinhado com o objetivo do projeto.
Importância do briefing no projeto de merchandising
Fica claro que o briefing é uma poderosa ferramenta para garantir que um projeto de merchandising atinja os resultados esperados no ponto de venda. Um projeto de merchandising bem executado contribui para expor marcas e produtos de forma que os consumidores tenham uma experiência diferenciada e sua marca seja destaque no varejo.
Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising?
Precisa de ajuda para repensar sua estratégia e ter mais visibilidade no Trade Marketing? Então saiba que a Fábrica de Ideias pode ajudar.
Além de possuir uma grande capacidade produtiva dos materiais de merchandising, também somos um fornecedor end to end, podendo ajudar sua empresa na logística e positivação de expositores no PDV.
Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução do PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.
Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.
A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Atuando há mais de 20 anos, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual é o seu desafio, a Fábrica de Ideia é o seu parceiro ideal para merchandising em PDV. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.