Estar de olho nas tendências do trade marketing em 2020 é indispensável para colher os melhores frutos de seu trabalho. Como o trade tem muitas mudanças rápidas, é importante conseguir acompanhar o que está acontecendo na área para saber como oferecer a melhor e mais atualizada tendência para o seu shopper

Afinal de contas, não resolve nada o seu concorrente investir pesado em inteligência artificial no PDV e ter uma preocupação extrema com a experiência do shopper, enquanto você faz o contrário. 

Aliás, já pensou em todos os ganhos que pode ter adotando as tendências? 

  • aumentar as vendas, 
  • ver o faturamento crescer, 
  • melhorar a experiência do consumidor; 
  • intensificar a interação do público com a marca. 

Por isso, é indispensável estar sempre de olho na inovação e nas possibilidades de aprimorar o PDV com as melhores estratégias. E sobre 2020, você sabe o que esperar do Trade Marketing

 

Entenda quais são as principais tendências do trade marketing em 2020:

1. Criar base de dados para fundamentar a inteligência no trade marketing

É o trabalho de armazenar dados de seus compradores a fim de que suas ações sejam cada vez mais direcionadas para impulsionar suas vendas. 

A equação é bastante simples: quanto mais informações você tem do consumo de determinado produto ou grupo de shoppers, mais cresce o entendimento do comportamento do consumidor com relação a determinado produto ou categoria. 

Por isso, é importante investir em criar uma base de dados. Isso pode ser feito por meio de pesquisa de satisfação, opinião ou por meio de um software de trade marketing. 

2. Tendências do trade marketing em 2020 – Realidade aumentada

É uma maneira de combinar informações virtuais aos espaços físicos, incentivando interação com a marca tanto na realidade física, quanto na virtual. 

O simples fornecimento de descontos virtuais para consumo físico no PDV pode ajudar a aumentar o fluxo de pessoas no estabelecimento e implementar a experiência do usuário. 

Veja um exemplo do emprego de realidade aumentada pela Amazon, no vídeo: 

3. Estratégia Omnichannel (Figital) 

Essa estratégia consiste em unir pontos físico e digital. Em 2017, uma pesquisa realizada pela Harvard University constatou que 73% dos compradores usariam vários canais para fazer compras. E esse comportamento do comprador segue em ascensão. 

Por isso, é tão importante que varejistas mantenham a preocupação de sustentar uma experiência de compra consistente que una canais online e offline – as linhas de separação entre esses dois meios estão acabando e sua marca precisa estar presente em vários canais de contato para atender às demandas de seus compradores em qualquer um deles. 

4. Transformação digital do varejo (o novo varejo)

O conceito “New Retail” veio da China e tem relação com a estratégia omnichannel, citada anteriormente. O novo varejo recebe esse nome após passar por diversas modificações na experiência de compra que oferece ao seu cliente – que une anúncios digitais e físicos com pontos de vendas digitais e físicos. 

Esses dois universos se fundem para garantir que o shopper terá uma experiência de compra mais personalizada, rápida e prática: suas necessidades fundamentais de consumo na nova década. 

5. Excelente Customer Experience

Proporcionar uma experiência incrível ao seu cliente, tanto no PDV físico quanto online, será sempre o principal fator de sucesso de seu negócio e tendência mais importante de todas. Em 2019, os clientes esperam de duas experiências alguns tópicos, como: rapidez, facilidade, personalização e humanização. Garanta que seus promotores e seu modelo de negócios ofereçam tudo isso ao cliente para assegurar o sucesso de sua estratégia

6. Personalização para o shopper

Customizar algumas características do produto de acordo com preferências pessoas do seu consumidor também está entre as tendências. Uma estratégia amplamente adotada atualmente é gravar o nome do cliente no produto, ela cabe para venda de garrafas de cerveja e muitos outros segmentos. 

A ideia é que o consumo se torne uma experiência individual e personalizada, para que seu shopper (ou consumidor, no caso de presentes) consiga ter a materialização da experiência de consumo  centrada no “eu” – algo muito importante para o fortalecimento de sua relação com a marca. 

7. Sortimento no PDV

O PDV requer sortimento, porque seu shopper precisa de comodidade nas compras. Para que ele não precise se deslocar e tenha variedade para escolher, posicione vários produtos semelhantes no mesmo PDV. 

Ao oferecer comodidade, você ganha. Saiba que a estratégia de manter alguns exemplares de vários produtos na mesma gôndola é uma estratégia que segue em voga e sempre vai ser assertiva. 

8. Sustentabilidade é uma das principais tendências do trade marketing em 2020

É uma tendência forte do trade marketing a busca por soluções sustentáveis. Afinal de contas, você sabe qual é o impacto que o material usado no seu PDV tem para o meio ambiente? De que forma ele é feito? 

Como você acredita que pode fazer investimentos em trade marketing sem negligenciar a responsabilidade social e ambiental da sua marca? 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

Estratégias Customer Centric

É provável que você já tenha ouvido falar em estratégias shopper centric. Elas são um dos principais fatores que fazem com que você alcance o sucesso de sua operação, já que seguem a premissa das melhores estratégias de Trade Marketing, Marketing e Vendas: pensar na experiência do shopper, em primeiro lugar. 

Nós preparamos esse conteúdo para que você entenda alguns pontos fundamentais do conceito e consiga direcionar o seu trabalho para as estratégias Shopper Centric logo. Vamos lá? 

Entenda o que são estratégias Shopper Centric e como elas vão alavancar seus resultados: 

1. O que são? 

Shopper Centric trata-se de um valor amplamente adotado no setor de vendas que consiste em colocar o cliente (aquele que efetua a compra no PDV) como centro do processo de vendas, desde o planejamento do PDV e categorias. 

É originário do conceito Customer First, que direciona todo o processo de alinhamento de expectativas com o seu cliente e se compromete, de forma sólida, a alavancar seus resultados, uma vez que conhece e atende plenamente às demandas de seu shopper. 

2. Quais são as vantagens? 

As vantagens de adotar estratégias Shopper Centric são muitas, mas a principal delas – sem dúvida alguma – é a guinada nos resultados que essa simples manobra poderá trazer. Pensar, por exemplo, na comodidade do shopper e investir no sortimento do PDV pode ser uma estratégia poderosa para as suas vendas: e essa simples estratégia está baseada no Customer Centric. 

3. Como ter estratégias Shopper Centric? 

O ideal é que, a partir do momento em que você adota essas estratégias, você desenvolva esse conceito em todos os setores envolvidos no processo de vendas. Isso mesmo que você está pensando: leve a palavra do Shopper Centric para cada um dos integrantes do time de Marketing, do time de vendas e de seus promotores. 

Veja algumas medidas simples para adotar o conceito Shopper Centric em suas estratégias de Trade Marketing: 

  • Ouça as demandas de seu shopper: saber ouvir é importante, principalmente nesse estágio em que você quer centrar suas estratégias nas principais demandas do shopper. Estude seu PDV e discuta com a equipe sobre a melhor maneira de fazer essa comunicação. 
  • Organize um processo focado na dor do shopper: faça com que todos os envolvidos no processo conheçam a dor do shopper e trabalhem para que essa dor seja solucionada. Esse é o seu objetivo. 
  • Proporcione uma melhor experiência de compra para o shopper: uma boa experiência no PDV pode ser extremamente decisiva para o shopper. Por este motivo, uma das formas de melhorar a experiência é estar presente e reforçar a sua marca no ponto de venda, com ações ou materiais de merchandising, por exemplo.
  • Estipule os indicadores: eles vão ajudar você a saber quando tiver alcançado o sucesso e quando ainda precisa fazer alguns ajustes nas estratégias. Por isso, a adoção de indicadores é fundamental. 

4. Quais indicadores estão ligados às estratégias Shopper Centric?

Aumento de vendas, que mostra o crescimento em número de produtos vendidos no mesmo PDV comparado a um período anterior. NET Promoter Score (NPS), que indica o quão satisfeito o seu cliente está com o seu produto, ao responder a seguinte pergunta: 

“De 0 a 10, qual probabilidade de você recomendar nosso produto para seus amigos e colegas?” 

Sempre vale uma reflexão sobre quais indicadores fazem mais sentido em cada negócio a fim de evitar que se perca tempo medindo algo que não auxilia na tomada de decisões. 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

Mapa mental do shopper

O mapa mental do shopper é uma peça-chave no relacionamento entre marca e comprador, algo buscado por todos os gestores de Trade. Afinal, o segredo do sucesso de uma estratégia é pensar no shopper. 

Isto significa que todas as suas decisões precisam estar centradas nas demandas e comodidade dele. Por isso, é tão importante conhecê-lo e saber o que ele espera da sua marca. 

Há muitas formas de fazer isso. Algumas delas são: 

  • Pesquisas de satisfação; 
  • Mapeamento de persona; 
  • Briefing; 

e um outro método bastante abrangente, que ajuda a associar e criar conexões de forma simples e rápida. Ele é direcionado para que você conheça as particularidades emocionais e mentais de seu shopper: é o Mapa Mental. 

Entenda como otimizar resultados no PDV com o mapa mental do shopper:

Você sabe o que é um mapa mental? 

Mapa mental do shopper é o nome do diagrama feito para entender detalhes sobre o seu shopper. São informações esquematizadas para que você conheça os hábitos de seu comprador e consiga, a partir disso, traçar a melhor estratégia de trade marketing

Trata-se de uma técnica de estudo criada no fim da década de 60, por Tony Buzan, um psicólogo consultor inglês. O método ajuda a fazer associações entre os itens destacados, sendo indispensável para pessoas que têm insights a partir de estímulos mentais

Por que ele é importante? 

Ele possui inúmeras utilidades. No caso específico do Trade Marketing, ele é usado principalmente para que você conheça o seu shopper e aproxime-se das demandas dele. É dessa forma que você vai conseguir compreender o consumo de determinado produto e melhorar a gestão de categoria, por exemplo.  

O mapa mental do shopper significa, em suma, mais inteligência para o setor de Trade Marketing. Contar com essa peça vai ajudar você com:

  • a Solução de problemas, já que ajudam a visualizar e diagnosticar todos os aspectos e consequências de uma situação, criando um panorama que possibilita o melhor entendimento da mesma. 
  • o Planejamento, já que possibilita encontrar todos os requisitos para realizar tarefas, ajudando a definir o que precisa ser feito para alcançar uma meta ou objetivo. 
  • a Estruturação de projeto, seja qual for o projeto que você precisa dar vida, essa ferramenta ajuda a visualizar alguns itens que definem os passos necessários para realizá-lo. 

Ou seja, é o mapa mental do shopper que traz a famigerada “luz no fim do túnel”. 

Como fazer o mapa mental? 

  1. Pegue uma folha em branco e coloque na horizontal.
  2. Crie um nome para o seu shopper e coloque-o no centro dessa folha. Circule ou coloque o nome dele inserido dentro de um símbolo.
  3. Comece a mapear os principais aspectos importantes do seu shopper para a sua estratégia: o que ele ouve, o que ele vê, o que ele sente, o que ele procura. Há muitas pessoas que usam setas, elas facilitam a associação entre as ideias inseridas no mapa mental.
  4. Não tenha medo de colocar ou tirar informações. Você tem vários elementos para estimular seu cérebro e representar a matéria.

  5. Com o tempo, você pode aprimorar a qualidade do seu mapa mental. Pode incluir ou retirar informações da peça, ampliar o número de dados que julgar relevante para constituir sua estratégia de Trade Marketing.

  6. É importante compreender que o mapa mental é uma ferramenta utilizada em todas as áreas profissionais, por isso não há UM JEITO de fazê-lo: você pode adaptá-lo conforme as necessidades do Trade Marketing e ele, tranquilamente, vai atender às suas demandas de visualização de informações. 

Uma ferramenta que pode ajudar a otimizar a criação do mapa mental é o Mindmeister.

Ao ser finalizado, o mapa mental do shopper deve ficar mais ou menos assim:

Como fazer o mapa mental do shopper?  

 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

Especialista em PDV

O Trade Marketing tem tantos segredos que perdemos as contas. Afinal, por mais que você seja especialista em PDV e conheça a maior parte dos segredos dessa área, sempre será surpreendido por inovações e novas técnicas e estratégias. 

Por isso, há muitas coisas que você ainda não sabe sobre canais, categorias e shoppers. Nós compilamos algumas delas aqui, para você descobrir. Descubra o que todo especialista em PDV precisa saber sobre canais, categorias e shoppers.

 

Especialista em PDV: CANAIS

1. A visibilidade que você busca pode estar no posicionamento do produto

Você pode ter a melhor estratégia de Trade, mas se o seu produto não estiver bem posicionado, ele não terá visibilidade. Às vezes, basta uma movimentação simples para que os resultados comecem a melhorar. 

Por isso, observe as estratégias adotadas pelo seu concorrente e descubra a melhor forma de garantir que seu produto será notado e como ele vai se sobressair à estratégia de exposição das marcas que dividem o mercado com você. 

Por exemplo: em um dos canais de venda há um corredor completo com diferentes tipos de massas, pastas e macarrão. Você, fabricante de queijo ralado, pode comunicar o coordenador daquele canal que você quer um ponto extra de queijo ralado posicionado exatamente na ponta deste mesmo corredor. Não pode? 

Estude sempre melhores maneiras de posicionar o seu PDV nos canais que você está presente. 

2. A ruptura pode fazer seu cliente ir até outro canal (ou não)

Pode ser que, ao deparar-se com a gôndola vazia, seu comprador vá até outro canal de vendas mais próximo para adquirir o seu produto, por ser fiel à sua marca. Mas o mais provável é que ele decida comprar do seu concorrente. 

Não é por acaso que a ruptura representa 5% do prejuízo que o varejo tem. Pense na experiência do comprador, ele estava pronto para ir até aquele local na esperança de ter AQUELE produto. 

É muito frustrante para o shopper quando isso acontece e, se você se preocupa com a experiência de compra dele, sabe que isso é um tiro no pé. Corre o risco de ele virar fã de carteirinha da marca do seu concorrente, já que ele – aparentemente – controla a ruptura de gôndola de maneira bem mais eficiente que você. E agora? 

O melhor é buscar maneiras de acabar com a ruptura no PDV, em TODOS OS CANAIS. 

 

Especialista em PDV: CATEGORIAS

1. Sortimento é um dos segredos da boa gestão de categorias

O sortimento é normalmente a estratégia de trade que mais encanta os shoppers. A grande variedade de produtos prende sua atenção e, além disso, também ajuda na comodidade de quem está comprando. 

Portanto, além de informações de consumo de cada categoria de produto no mercado, pense sobre quais são suas metas no PDV com aquela categoria e estude a possibilidade de apresentar vários produtos no mesmo local (balas com chicletes, chocolates e produtos semelhantes em um mesmo PDV) – essa será, sem dúvida, uma das melhores práticas em gestão de categorias para vender muito mais.  

2. Gestão de categorias deve estar aliada à gestão qualificada de estoque no canal

Se a variedade é importante, a profundidade é mais. Não adianta você buscar a melhor estratégia de sortimento, categorizar o PDV de maneira contundente se, na hora em que o shopper estiver passando na gôndola, o produto que ele busca não estiver disponível. E pior: em função de um péssimo esquema de estoque e reposição. 

Garantir uma reposição rápida e assertiva é fundamental para diminuir perdas. E, para isso, saber a melhor forma de utilizar esse espaço é fundamental. 

 

Especialista em PDV: SHOPPER

1. Shopper significa comprador e não consumidor. Mas ele também pode ser, sim, o consumidor. 

Como especialista em PDV, você sabe: em muitas situações, como fralda ou mistura para alimento de crianças pequenas, seu shopper não é o consumidor, porque crianças pequenas não fazem compras. 

Por mais esdrúxulo que seja o exemplo, é interessante para ilustrar a maneira mais adequada de abordar seu público-alvo

Já algumas outras situações, é provável que shopper e consumidor sejam a mesma pessoa. Ter muito clara essa noção de “quem é o meu shopper” e “quem é o consumidor” é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia, já que vai facilitar a melhor maneira de pensar a distribuição da categoria de produtos no PDV dentro de um canal de vendas e, então, chamar atenção do seu shopper. 

2. Shopper gosta de ter uma experiência sensorial (e é provável que ele compre por causa dela)

O que faz seu cliente ir até à loja não é só necessidade, é também experiência. Ele gosta de ver, pegar, sentir e cheirar o produto – principalmente no varejo de alimentos. 

Por isso, invista em experiência de compra: degustações posicionadas em locais estratégicos vão dar um plus aos seus resultados. Experimente também lançar mão de novas tecnologias, como realidade aumentada, uso de câmeras com televisores ou outras opções. E saiba que a Fábrica de Ideias pode ajudar nisso. 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.