Você sabe quem é o seu shopper e como ele compra?

Você sabe quem é o seu shopper? 

Antes de responder essa pergunta, precisamos pensar sobre quem é o shopper e como o conceito se diferencia do consumidor. 

É isso mesmo: shopper e consumidor não são a mesma coisa. E nós vamos explicar o porquê. 

  • Shopper: é aquele indivíduo que efetua a compra no ponto de venda. 
  • Consumidor: é o indivíduo que consome o produto comprado. 

Em outras palavras, nem sempre aquela pessoa que compra o produto é quem vai consumi-lo. Para ilustrar ainda melhor, pense num marido fazendo compras para sua esposa. No seu carrinho estão itens de perfumaria e higiene feminina. 

Nesse caso, o marido é o shopper (quem está experienciando a compra, vai escolher os produtos e passar no caixa) e a esposa é a consumidora (quem vai consumir e experimentar os produtos comprados). 

Fácil, né? 

http://gph.is/2agBMeF

Como saber quem é o seu shopper? 

Uma das melhores estratégias para conseguir maiores resultados no seu PDV é construir uma experiência totalmente voltada para o shopper. No entanto, para isso é necessário saber quem é o seu comprador. 

Para descobrir quem é essa entidade misteriosa, nada de achismos! O melhor é apostar em métodos de estudo eficazes. E um deles é o Mapa Mental do Shopper. 

Mapa mental do shopper é o nome do diagrama feito para entender detalhes sobre o seu cliente. São informações esquematizadas para que você conheça os hábitos de seu comprador e consiga, a partir disso, traçar a melhor estratégia de Trade Marketing. 

A técnica foi criada na década de 60 pelo psicólogo Tony Buzan e é um marco nos estudos de compra e consumo. 

Além disso, o método ajuda a fazer associações entre os itens destacados, sendo indispensável para pessoas que têm insights a partir de estímulos mentais. No caso específico do Trade Marketing, ele é usado principalmente para que você conheça o seu shopper e se aproxime das demandas dele.

Como fazer o mapa mental? 

  • Pegue uma folha em branco e coloque na horizontal.
  • Crie um nome para o seu shopper e coloque-o no centro dessa folha. Circule ou coloque o nome dele inserido dentro de um símbolo.
  • Comece a mapear os principais aspectos importantes do seu shopper para a sua estratégia: o que ele ouve, o que ele vê, o que ele sente, o que ele procura. 
  • Não tenha medo de colocar ou tirar informações. Você tem vários elementos para estimular seu cérebro e representar a matéria.
https://gph.is/2xBMeeq

Com o tempo, você pode aprimorar a qualidade do seu mapa mental. Pode incluir ou retirar informações da peça, ampliar o número de dados que julgar relevante para montar sua estratégia de Trade Marketing.

É importante compreender que não há apenas UMA MANEIRA de fazer o mapa mental. Sendo assim, você pode adaptá-lo conforme as necessidades do Trade Marketing, atendendo às suas demandas de visualização de informações. 

Como o seu shopper compra? 

Estímulos no início da jornada de compra 

Para entender o processo de compra do seu shopper, é preciso compreender que o processo de compra começa muito antes de entrar na loja ou em algum canal de venda. 

Logo no início da jornada do consumidor, o shopper recebe estímulos de marketing. Isso acontece quando ele é impactado por anúncios ou posts nas redes sociais, por exemplo. Daí em diante, ele decide ou não se dirigir ao canal de venda e ao seu PDV. 

Para ter sucesso nessa etapa, é importante garantir que o shopper encontre no seu PDV a solução que procura, evitando que ele migre sua compra para concorrentes. Por isso, exercer um excelente controle de ruptura de gôndola é fundamental. 

Para conseguir exercer esse controle, é preciso mapear a jornada de compra do cliente e suas expectativas, por meio de pesquisas e do mapa mental, para que tudo que ele deseja esteja disponível. 

O shopper quer uma experiência de compra gratificante e não frustrante

Já faz tempo que o ponto de venda deixou de ser um lugar onde se vai apenas comprar produtos e se tornou um espaço onde o shopper quer encontrar soluções, comodidade e bem-estar.

Dessa forma, o shopper aproveita para conhecer novidades, degustar, presentear-se com compras de autoindulgência e fruir ao máximo o ato de comprar.

Sendo assim, a melhor experiência de compra será conquistada por aquele ponto de venda que aliar praticidade e facilidade de acesso ao que o cliente deseja, com um ambiente agradável e um atendimento impecável.

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

Treinamentos para Trade Marketing: 5 cursos online para aprimorar seus conhecimentos

Por que investir em treinamentos para Trade Marketing? 

Bem, não é segredo para ninguém que todas as áreas que tocam no marketing estão sempre mudando. Atualizações de conteúdo são constantes, estudos novos e revolucionários aparecem e o mercado é completamente dinâmico. 

 

Isso já é motivo suficiente para investir na sua carreira, certo? Porém, além da valorização profissional, ao investir em treinamentos para Trade Marketing, você também está descobrindo outros caminhos e estratégias para melhorar a experiência de compra do shopper.

E boom! Impacto direto nos resultados! 

Ok, nós já convencemos você sobre a importância de ir atrás de programas de conhecimento e estudos de Trade Marketing. Mas como encontrar cursos que sejam realmente relevantes e não roubem seu tempo no dia a dia? 

Como bons solucionadores de problema, nós, da Fábrica de Ideias, montamos uma seleção de treinamentos online confiáveis para aprimorar seus conhecimentos – e, de quebra, a experiência de compra do shopper. Vamos lá? 

 

Treinamentos para Trade Marketing: 6 cursos online imperdíveis para quem quer se atualizar 

1. Curso Grátis de Introdução ao Marketing e Trade Marketing, do iPED

Para quem está começando, o melhor é investir o tempo em um curso gratuito de introdução ao Trade Marketing.

Neste curso oferecido pelo iPED, você vai ver matérias como Introdução ao Marketing e Trade Marketing, O que é Merchandising e sua importância, Início do Merchandising no Brasil e Funções do Merchandising.

No final do programa, você ainda consegue emitir um certificado gratuito para dar um gás no seu currículo e LinkedIn! 

Para mais informações, você pode clicar aqui. 

2. Trade Marketing: Internacional, Shopper, da Educa Mais Brasil 

Este curso de pós-graduação tem como foco profissionais já graduados e atuantes em Trade Marketing. Ele oferece uma visão ampla e mais aprofundada sobre o assunto. Além disso, as aulas aplicam conceitos propostos pelo shopper marketing na perspectiva do mercado internacional. 

O objetivo da pós é capacitar esses profissionais para trabalharem nos diferentes ramos do consumo, pensando na cadeia de varejo e na qualidade da experiência dos shoppers. 

Para mais informações, você pode clicar aqui.

3. Trade marketing: gerenciando o relacionamento com distribuidores, da ESPM 

A ESPM é um dos polos de conhecimento pioneiros sobre Trade Marketing. Inclusive, a Escola Superior inaugurou o primeiro curso de pós-graduação em Trade Marketing do Brasil. 

No curso – que além de ser EAD, é bem curtinho e tem apenas 8 encontros virtuais -, o aluno vai ver conteúdos focados em estratégia e gestão de canais, shopper marketing, e-commerce e gerenciamento de canais eletrônicos e comportamento do consumidor multicanal.

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas áreas de marketing e gestão. Além disso, é preferível que os alunos tenham participação direta em decisões que afetam o gerenciamento de canais de marketing.

Para mais informações, você pode clicar aqui. 

4. Curso de Trade Marketing, da Dom Alberto 

O curso de Pós-Graduação em Trade Marketing da Faculdade Dom Alberto tem como objetivo criar habilidades conceituais e práticas necessárias para o desenvolvimento de estratégias e ações de Trade Marketing. 

Mais ainda: o curso apresenta uma abordagem fundamentada sobre o tema, contemplando conceitos, tendências, ferramentas e técnicas. 

As aulas são destinadas a profissionais graduados das diversas áreas de gestão e que atuam nas áreas de Trade Marketing, Marketing, Vendas e Comunicação em indústrias de produtos de consumo, redes varejistas e distribuidores.

Para mais informações, você pode clicar aqui. 

5. Aprendendo a aprender, da Coursera em parceria com a Universidade da Califórnia 

Certo, este curso pode até não ser diretamente relacionado com Trade Marketing. Porém, ele exercita uma capacidade inestimável para a sobrevivência em qualquer profissão: a capacidade de aprender coisas novas. 

Desenvolvido por uma das universidades mais prestigiadas do mundo, o material de estudo ensina técnicas de aprendizagem usadas por especialistas das mais diversas áreas do conhecimento. Truques de músicos, matemáticos e desenhistas estarão disponíveis para você turbinar o seu aprendizado em Trade Marketing. 

No curso, você ainda aprende sobre a forma como o cérebro utiliza seus dois modos de aprendizagem. Ah! E não esqueça: saber como o cérebro funciona é apostar em marketing sensorial e qualificação das experiências de compra. 

Para mais informações, você pode clicar aqui. 

6. Academia Rubens Sant’anna, do Rubens Sant’anna

Se você quer começar do zero ou saber tudo sobre Trade Marketing e Merchandising, precisa conhecer a Academia Rubens Sant’anna.

Neste curso, você tem acesso a mais de 100 aulas gravadas para assistir quando quiser, participar do maior networking de profissionais do Trade no Brasil e, após finalizar, receber um certificado reconhecido pelo próprio Rubens, que é professor, empreendedor e referência nacional na área. 

O curso é bastante amplo: dividido por habilidades, aborda desde os conceitos até a operacionalização do setor. Além disso, explana sobre a prática do Trade Digital com premissas do cenário e do mercado atual.

Você vai adorar estudar sobre todos os componentes do curso! Saiba mais neste link.

Pronto para começar os estudos? 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

Na última quarta-feira, 06 de novembro, participamos do Sustainable Brands 2019, evento de sustentabilidade patrocinado pela PepsiCo Brasil e outros . A sede do evento foi o Parque do Ibirapuera, localizado em São Paulo. 

A grande temática do encontro abordou práticas e iniciativas de sustentabilidade referentes à reciclagem, economia circular e responsabilidade social. 

Nesse cenário, nós fomos convidados a expor nossos displays reciclados e ainda falar um pouquinho sobre a economia circular do plástico com materiais de merchandising. Incrível, não é?

Sustainable Brands ​​é a principal comunidade global de marcas e organizações que são líderes em inovação em seus setores. O evento atrai líderes de renome mundial, os profissionais de sustentabilidade mais brilhantes e marcas líderes globais que estão explorando desafios ambientais e sociais para impulsionar a inovação, os negócios e o valor da marca.

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

Você sabe quais são os melhores materiais de merchandising para usar na sua estratégia de vendas? 

O tema é de extrema importância para quem quer impulsionar os resultados, aumentar as vendas e fidelizar o shopper. 

E é sobre isso que vamos falar neste post. 

Então, prepare o seu bloco de notas e registre todas essas dicas que vamos dar para você. Esteja preparado para melhorar sua metodologia Customer Centric e até mesmo o seu mapa mental do shopper. 

Materiais de merchandising: como eles podem contribuir para a estratégia no ponto de vendas? 

Quem quer vender, precisa ter uma estratégia de merchandising bem planejada. Se não, corre o risco de perder o consumidor para a concorrência. E uma das maneiras mais efetivas de garantir esse planejamento é investindo nos materiais certos para chamar a atenção do shopper no ponto de vendas. 

Sendo assim, existem alguns materiais que não podem faltar na hora de você pensar no seu PDV. São eles: 

1. Régua ou cantoneira de gôndola

Elas são pequenas peças retas ou dobradas em L colocadas junto ao produto no ponto de vendas. 

A faixa da gôndola tem como objetivo atrair a atenção do consumidor para aquilo que está sendo exposto e diferenciar a marca entre seus concorrentes. Essa peça é basicamente a extensão do produto no ponto de vendas. 

2. Display de balcão

Os displays de balcão são peças muito tentadoras para os shoppers. Geralmente equipados com produtos de baixo preço, os displays são posicionados nos caixas de pagamento. 

Assim, enquanto os shoppers esperam sua vez de pegar, começam a estudar os produtos e quase sempre acabam levando alguma coisa. Essa solução é altamente indicada para marcas de chicletes, chocolates, balas ou qualquer outro tipo de produtos pequenos, que possam agregar à compra do shopper. 



3. Clipstrip

O Clipstrip é uma tira em que são exibidos os produtos que precisam ter uma saída maior no ponto de venda. Uma ótima forma de utilizar essa peça de visual merchandising é cruzando o produto exposto com outros que complementem o seu uso. 

Por exemplo: uma marca de queijo ralado pode ser colocada no corredor de massas ou uma marca de chocolate pode ser exposta perto de balas e outras guloseimas. 

A ideia é apostar na complementaridade de produtos. 

4. Ponta de Gôndola

Prateleiras com a cara do seu produto, posicionadas na ponta dos corredores da loja e ambientadas conforme a sua campanha. Não tem como dar errado!

Além de incrementarem a visualidade do seu produto, as pontas de gôndolas dão destaque para a marca, valorizando diversos aspectos. 

É uma excelente ideia para o lançamento de um novo produto, uma promoção importante ou outro tipo de ação específica. 

5. Ilha 

Dispostas no meio dos corredores, as ilhas garantem que seus produtos não passem despercebidos. No entanto, elas não apenas desempenham essa função de destaque, como podem (e devem) ser utilizadas de maneira estratégica.

Já imaginou o que pode acontecer se colocarmos uma ilha de massas artesanais perto do corredor de vinhos? 

6. Display de Chão

Também conhecidos como expositores, os displays de chão são ideais para destacar produtos em promoção e dar mais mobilidade para a marca no ponto de venda. 

São excelentes peças de visual merchandising para incentivar o consumo imediato. A presença deles é bastante importante no ponto de vendas, já que funcionam como um ponto extra para alavancar as vendas.

7. Display reciclado

Sim, você pode vender mais e mesmo assim se preocupar com o planeta. 

Foi pensando exatamente em extrair o melhor dos dois mundos que nós, da Fábrica de Ideias, lançamos as soluções de displays sustentáveis no mercado. 

Com os nossos displays feitos de material reciclado, você garante que o produto ganhe a visibilidade que merece e ainda faz um bem para todo mundo.

Mas não pense que as vantagens terminam por aí: os produtos reciclados também são mais leves, têm maior custo-benefício e grande durabilidade e resistência. 

Display fabricado com material reciclado


Vantagens em investir nesses materiais de merchandising 

Investindo nesses produtos, você não apenas expõe o seu produto de maneira eficaz. Mais ainda: você investe na melhora da experiência de compra do shopper. 

E sabemos que isso é decisivo para alavancar os resultados. 

No entanto, investir nessas formas de exposição no PDV também traz outras vantagens. Com elas, você garante maior escalabilidade da exposição e capilaridade. 

Como assim? Ora, graças ao baixo custo desses materiais de merchandising, você consegue aumentar sua quantidade nos PDVs, atingindo mais e mais consumidor em diferentes canais de venda. 

No entanto, esteja livre para pensar num grande mix de materiais. De acordo com a palestra de Brian Harris, pai do gerenciamento por categoria, no evento da AEx 2019, é necessário pensar no PDV como um ponto de entretenimento. Em outras palavras: sincronize materiais de pontos de venda para caprichar ainda mais na sua estratégia. 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.