Quais são os livros de trade marketing essenciais para os profissionais do mercado? 

Diferente do que ocorre em outras áreas, as publicações voltadas ao trade não são tão amplas. Ainda assim, existem livros bem importantes e que exploram diversos assuntos relacionados ao setor – desde a experiência do shopper até o gerenciamento por categorias.

Nós, da Fábrica de Ideias, separamos 5 das obras que consideramos essenciais para uma boa atuação e entendimento da área. Acredite, foi bem difícil ter que escolher só 5, mas vale para começar. 

Livros de Trade Marketing: 5 livros essenciais para sua capacitação 

1 – Shoppercracia 

Autora: Fátima Merlin

Lançado em 2017, o livro de Fátima Merlin aborda a shoppercracia – um termo cunhado por ela. Dessa forma, “Shoppercracia” coloca o shopper no centro de todas as ações, uma tendência de vendas que vem sendo adotada mundialmente, especialmente diante da transformação digital pela qual passamos.

2 – Trade Marketing: Teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição 

Autores: Francisco Antonio Serralvo, Neusa Santos e Rodrigo Guimarães Motta

A publicação é resultado do trabalho do trio formado por Neusa Santos, Francisco Serralvo e Rodrigo Motta. Além disso, a obra incita o leitor a questionar soluções enlatadas sobre a organização dos canais de distribuição.

Com o fortalecimento do segmento varejista nacional, surgiu a necessidade de alterar a maneira como as ações de trade marketing são planejadas, de forma a atender uma nova demanda de mercado: aquela em que indústria, varejo e consumidor saem ganhando.

3 – O Novo Varejo e a Transformação Digital 

Autor: Rubens Sant’Anna

Rubens Sant’Anna é um dos maiores especialistas em Trade Marketing do Brasil. Inclusive, Sant’Anna foi um dos introdutores do setor no sul do país, sendo responsável pela estruturação do curso de pós-graduação da área na ESPM-Sul.

O livro de Rubens, como o próprio nome já indica, faz um estudo sobre como as mudanças digitais afetaram a área de trade marketing. Além disso, ele explica o conceito por trás do Novo Varejo e quais são as tendências do momento e do futuro para o setor.

É uma leitura indispensável para todos que buscam transformar sua empresa antes que seja varrida pela tecnologia.

4 – Neuromarketing Explica 

Autor: Rubens Sant’Anna

Considerado um livro referência em shopper marketing, esta obra de Rubens Sant’Anna aborda em profundidade os fatores psicológicos e biológicos por trás de nossas motivações de compra.

Fazendo uma referência à clássica frase “Freud explica”, Sant’Anna soluciona as dúvidas dos profissionais do ramo sobre as mudanças comportamentais do shopper. através da ciência do neuromarketing.

5 – Planejamento de Trade Marketing 

Autor: Rubens Sant’Anna

Este livro é essencial para quem quer repensar seu planejamento de trade marketing e torná-lo muito mais certeiro. Na obra, Sant’Anna explica detalhadamente como pensar estrategicamente e montar um planejamento assertivo, que bata metas e melhore a qualidade do trabalho de trade marketing nas empresas.

Considerado um guia de trade marketing, o livro é uma leitura imprescindível para gestores varejistas e das indústrias de bens de consumo.

 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

1 resposta
  1. Cássio
    Cássio diz:

    Outro livro interessante é o “Estratégias de Marketing Comercial: Vencendo no Mercado”, de Donald J. Bowersox e David J. Closs. Este guia abrangente fornece uma visão geral de todos os aspectos do marketing comercial, desde a compreensão do cenário do mercado até o desenvolvimento de estratégias eficazes para o sucesso. Ele também oferece exemplos do mundo real que demonstram como as empresas de sucesso usam suas estratégias na prática.

    Responder

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *