É provável que você já tenha ouvido falar em estratégias shopper centric. Elas são um dos principais fatores que fazem com que você alcance o sucesso de sua operação, já que seguem a premissa das melhores estratégias de Trade Marketing, Marketing e Vendas: pensar na experiência do shopper, em primeiro lugar.
Nós preparamos esse conteúdo para que você entenda alguns pontos fundamentais do conceito e consiga direcionar o seu trabalho para as estratégias Shopper Centric logo. Vamos lá?
Entenda o que são estratégias Shopper Centric e como elas vão alavancar seus resultados:
1. O que são?
Shopper Centric trata-se de um valor amplamente adotado no setor de vendas que consiste em colocar o cliente (aquele que efetua a compra no PDV) como centro do processo de vendas, desde o planejamento do PDV e categorias.
É originário do conceito Customer First, que direciona todo o processo de alinhamento de expectativas com o seu cliente e se compromete, de forma sólida, a alavancar seus resultados, uma vez que conhece e atende plenamente às demandas de seu shopper.
2. Quais são as vantagens?
As vantagens de adotar estratégias Shopper Centric são muitas, mas a principal delas – sem dúvida alguma – é a guinada nos resultados que essa simples manobra poderá trazer. Pensar, por exemplo, na comodidade do shopper e investir no sortimento do PDV pode ser uma estratégia poderosa para as suas vendas: e essa simples estratégia está baseada no Customer Centric.
3. Como ter estratégias Shopper Centric?
O ideal é que, a partir do momento em que você adota essas estratégias, você desenvolva esse conceito em todos os setores envolvidos no processo de vendas. Isso mesmo que você está pensando: leve a palavra do Shopper Centric para cada um dos integrantes do time de Marketing, do time de vendas e de seus promotores.
Veja algumas medidas simples para adotar o conceito Shopper Centric em suas estratégias de Trade Marketing:
- Ouça as demandas de seu shopper: saber ouvir é importante, principalmente nesse estágio em que você quer centrar suas estratégias nas principais demandas do shopper. Estude seu PDV e discuta com a equipe sobre a melhor maneira de fazer essa comunicação.
- Organize um processo focado na dor do shopper: faça com que todos os envolvidos no processo conheçam a dor do shopper e trabalhem para que essa dor seja solucionada. Esse é o seu objetivo.
- Proporcione uma melhor experiência de compra para o shopper: uma boa experiência no PDV pode ser extremamente decisiva para o shopper. Por este motivo, uma das formas de melhorar a experiência é estar presente e reforçar a sua marca no ponto de venda, com ações ou materiais de merchandising, por exemplo.
- Estipule os indicadores: eles vão ajudar você a saber quando tiver alcançado o sucesso e quando ainda precisa fazer alguns ajustes nas estratégias. Por isso, a adoção de indicadores é fundamental.
4. Quais indicadores estão ligados às estratégias Shopper Centric?
Aumento de vendas, que mostra o crescimento em número de produtos vendidos no mesmo PDV comparado a um período anterior. NET Promoter Score (NPS), que indica o quão satisfeito o seu cliente está com o seu produto, ao responder a seguinte pergunta:
“De 0 a 10, qual probabilidade de você recomendar nosso produto para seus amigos e colegas?”
Sempre vale uma reflexão sobre quais indicadores fazem mais sentido em cada negócio a fim de evitar que se perca tempo medindo algo que não auxilia na tomada de decisões.
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[…] é complicado pensar em ações surpreendentes, planejar campanhas de lançamento, manter uma estratégia customer centric e garantir que a execução esteja perfeita no […]
[…] sim, o shopper centric funciona da mesma maneira que o customer centric. Ambos são focados na experiência de quem consome o produto […]
[…] E não podemos deixar essa estatística de fora das nossas estratégias de Trade Marketing – ainda mais se elas são customer centric. […]
[…] ótima alternativa – afinal, é ali que a decisão de compra acontece. Ah! E não deixe as estratégias customer centric de […]
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