Num mercado competitivo, é sempre bom estar com as estratégias de Trade Marketing atualizadas.
Nesse sentido, você já está em dia com a sua estratégia shopper centric? Ou você nunca ouviu falar no conceito?
Bem, leve em consideração que a transformação digital alterou completamente as relações entre empresas e consumidores. Atualmente, para se ter sucesso em um mercado tão concorrido e disputado, é fundamental investir os recursos necessários para que a experiência do consumidor com a sua marca seja a melhor possível.
Dessa maneira, o conceito de consumer centric vem ganhando cada vez mais espaço dentro de diferentes companhias.
Com ações voltadas para a maior satisfação do consumidor, o objetivo é conseguir uma maior fidelização e, assim, um aumento nas vendas.
Estratégias de Trade Marketing: o que é shopper centric?
Primeiro: sim, o shopper centric funciona da mesma maneira que o customer centric. Ambos são focados na experiência de quem consome o produto final.
Sendo assim, uma empresa que é considera o consumer centric tem como principal característica a centralização de todo o planejamento estratégico no cliente. Ou seja, tudo o que é realizado dentro daquela organização tem como objetivo fornecer uma experiência satisfatória para o seu consumidor.
Do primeiro momento de contato com o usuário – ainda um consumidor em potencial -, passando pelas diferentes etapas da jornada de compra, até o pós-venda. Todas as estratégias de conversão são pensadas de uma maneira que o cliente se sinta à vontade com a sua marca do primeiro ao último momento.
Ao decifrar quais são as preferências, desejos, objetivos e dificuldades do consumidor, por exemplo, é possível aplicar essas mudanças na prática e, assim, garantir que o impacto seja positivo. Seja para melhorar um serviço ou lançar um novo produto, o foco é o cliente.
Dessa forma, o principal objetivo ao aplicar técnicas de consumer centric é aumentar a taxa de fidelização do seu negócio. Consequentemente, a sua empresa vai conseguir registrar resultados melhores ao final de cada mês.
Qual a importância do conceito de shopper centric?
Você já sabe, mas nós vamos repetir: o mercado exige que as empresas se adaptem rapidamente e deixem planejamentos iniciais para trás se o perfil do consumidor indicar uma direção diferente.
Assim, por exemplo: se no seu planejamento inicial não consta a abertura de uma loja física, mas seus consumidores demandam por esse espaço em suas interações, é preciso, no mínimo, considerar essa opção para tornar a experiência do cliente ainda melhor.
Lembre-se: o foco no consumidor deve ser levado em consideração em todas as etapas.
Além disso, não podemos esquecer que 58% dos consumidores não costumam voltar a comprar se tiveram uma experiência ruim com a marca.
Portanto devemos entender a estratégia de Trade Marketing centrada no consumidor como uma forma de:
- Fidelizar consumidores;
- Aumentar a recorrência de compra do consumidor;
- Tornar a marca referência;
- Aumentar o branding;
- Investir na boa experiência do consumidor, durante toda a jornada;
- Aumentar a lucratividade das campanhas.
Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising?
Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.
Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.
Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.
Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.
A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.
Trackbacks & Pingbacks
[…] empresas que participam de todo o processo estratégico de merchandising: design, engenharia, produção, armazenagem, logística e ativação dos materiais […]
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!