Cliente: 3M do Brasil
Solução: Display de Chão Scotch-Brite Cesto
Tipo de equipamento: Display de Chão
Processo: Injeção Plástica
O que fizemos: Design, Engenharia, Protótipo e Produção
Mundialmente, a 3M ajuda as empresas e indivíduos a serem bem sucedidos diariamente. Tudo ao mesmo tempo em que contribui com o verdadeiro desempenho global sustentável por meio de proteção ambiental, responsabilidade empresarial e social e progresso econômico.
A proposta foi a criação de um display sustentável para a esponja Scotch-Brite com o uso do resíduo da própria esponja pós-consumo.
A ativação ocorre principalmente dentro dos canais Atacado, Atacarejo, Hipermercados etc, onde o cliente aplica várias unidades do display posicionadas uma ao lado da outra formando um blocado para suprir o alto giro do produto.
O principal diferencial em sustentabilidade desse projeto é a utilização das esponjas pós-consumo da Scotch-Brite como parte da composição do display. As esponjas ao fim da vida útil retornam ao ciclo da reciclagem através do engajamento dos consumidores da marca, que participam ativamente do processo de logística reversa.
Elas são destinadas a um reciclador, que incorpora esse resíduo na produção da resina reciclada, utilizada na fabricação dos displays. Ao final, as esponjas pós-consumo correspondem a 12,3% de todo o display.
Esse modelo traduz na prática todo o conceito de economia circular, que impulsiona uma forma de consumo e produção responsáveis, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
Ao utilizar o resíduo pós-consumo como matéria-prima, o processo de produção do Display Scotch-Brite 3M possibilitou o uso de um material de difícil reciclagem: as esponjas produzidas com poliuretano. Como se trata de uma resina plástica, esse polímero pode levar mais de 400 anos para se decompor. Além disso, se descartado de forma incorreta, gera micro plásticos durante sua degradação que poluem e afetam diversos animais e ecossistemas.
Com o projeto foi possível reciclar 342kg do material, o equivalente a mais de 42 mil esponjas pós-consumo. Ao utilizar matéria-prima reciclada na produção do display ainda são evitadas emissões de gases de efeito estufa provenientes da extração e processamento de combustíveis fósseis para produção de resinas plásticas, o que contribui com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas globais.